terça-feira, 12 de abril de 2011
50 anos no espaço
Hoje completa 50 anos da primeira viagem espacial do homem. O primeiro homem no espaço foi o russo Yuri Gagarin, autor da celebre frase: “A Terra é azul”. Faz 50 anos que penetramos o misterioso espaço e só conhecemos uma pequena borda, a viagem tripulada que se afastou mais da terra chegou apenas a contornar a lua. Quantos misterios este universo nos guarda?
Muito em breve deveremos chegar a Marte, criar uma base de operação na lua ou uma estação espacial um pouco mais distante da terra, construir um elevador espadial ou uma catapulta eletromagnética que barateiaram os custos de viagens mais longas. Mas, para que isso tudo? Será que vale a pena se gastar tanto dinheiro para conhecer o espaço?
Bem, acho que hoje os investimentos em viagens e pesquisas espaciais ainda é pequeno comparado com os investimentos em guerra e em outras formas de destreuir a propria humanidade e, alem disso, como disse Tsiokolvsky, cientista russo pioneiro no estudo da cosmologia e da viagem em foguetes, "A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém fica eternamente no berço”. Nós devemos conhecer nosso “lar”, que é maior doque nosso “berço” seguro.
Devemos conhecer o espaço as estrelas, as nuvens de poeira espaçial, e todas as outras esquisitices das galáxias? Eu creio que sim, pois nós somos governados pelas meismas leis que tudo mais no cosmo. E embreve o nosso planeta terá problemas em manter as pessoas e deveremos colonisar outros lugares, Marte, Io, Titã, europa....
“Ao infinito e além”, como diria Buzz Lightyear. E parabeniso os russos por semrem os primeiros a sair da terra, aos estadosunidensses por serem os primeiros a explorar um corpo celeste, a lua, e aos chineses, por serem perseverantes em seu programa espacial e serem a terceira nação a pro seus foguetes tripulados no espaço. A humanidade deve muito a todos que sonham com o futuro da humanidade.
Sei que o texto não foi engraçado e nem era para ser. Pensemos um pouco também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário